Faculdade Piaget

Últimas Notícias

Fique por dentro de todas as notícias da FACULDADE PIAGET

Engenharia Ambiental da Piaget desenvolve pesquisa com USP e universidade da Irlanda

Postado em 28 de fevereiro de 2018

Instituições se uniram em estudo multidisciplinar, valendo-se das aptidões em comum e dos desafios de monitoramento e remediação colocados por áreas contaminadas. 

O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget deu mais um importante passo no desenvolvimento acadêmico ao receber, em Suzano, pesquisadores da Queen’s University, da Irlanda do Norte, e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Eles apresentaram o projeto “Remediate”, da União Europeia, coordenado pela universidade irlandesa. A Piaget formalizou parceria recentemente com o IAG-USP e agora com a Queen’s University.

O professor Ulrich Ofterdinger, da universidade da Irlanda, coordenador do “Remediate”, conversou com alunos e professores da Piaget que fazem parte do projeto de pesquisa que já vem sendo desenvolvido em colaboração com a USP na cidade. Na ocasião, ele detalhou objetivos, etapas e processos do “Remediate”, sua importância no contexto ambiental mundial e parceiros espalhados pelo planeta.

A Queen’s University está entre as 100 melhores do mundo e faz parte do Russell Group, formado por 24 universidades líderes em pesquisas do Reino Unido, ao lado de Oxford, Cambridge e Imperial College, de Londres. Fundada em 1845, em Belfast, tem ganhadores do Prêmio Nobel entre seus ex-alunos e líderes influentes na Irlanda do Norte e no mundo.

Na comitiva que visitou a Piaget também estavam Panagiotis Kirmizakis, pesquisador e doutorando da Queen’s University, e Carlos Mendonça, geólogo, doutor em Geofísica, docente e pesquisador do IAG-USP, um dos principais polos de pesquisa do Brasil nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, com mais de 120 anos de atividades.

Há alguns meses o grupo de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget, coordenado pelo professor doutor André Wagner Oliani Andrade, e o Laboratório de Instrumentação e Geofísica Experimental (LIGE-IAG) da USP realizam uma pesquisa em Suzano, em uma área pertencente à faculdade, onde foram instaladas células para realização de testes.

 

Cooperação

A Engenharia Ambiental da Piaget e a USP se uniram para compor forças num estudo multidisciplinar no Brasil, valendo-se das aptidões das duas instituições e dos desafios de monitoramento e remediação colocados por áreas contaminadas na região do Alto Tietê. Com a parceria também dos grupos do projeto “Remediate”, apresentado pelo professor Ulrich, as pesquisas terão maior alcance, assim como produtos de inovação tecnológica e transferência de tecnologia, como explicou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Piaget, André Andrade.

O projeto que vem sendo desenvolvido em Suzano trata de metodologias de remediação de áreas contaminadas por compostos orgânicos, com riscos de contaminação da água subterrânea ou de geração e escape de metano pelo solo. Células experimentais circulares foram instaladas no campus, com instrumentação de monitoramento, análises físico-químicas e biológicas.

O estudo também possibilitará o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Iniciação Científica e atividades práticas ligadas do curso de Engenharia Ambiental da Piaget.

Share on FacebookEmail this to someonePrint this page

Receba as novidades da Piaget em seu e-mail

Powered by SumoMe

Faculdade Piaget - 2014/2015 - © Todos os Direitos Reservados | Credenciada pela Portaria nº 1.541, de 24 de Outubro de 2011